• Telefone: (47) 3382-2422
  • Email: atendimento@marcelobonaadvogado.com.br

Notícias

20 anos da SJ de Apucarana tem homenagens a magistrados, servidores pioneiros e terceirizados (10/10/2025)

A Subseção Judiciária de Apucarana celebrou, nesta quinta-feira (9), os 20 anos de sua instalação, com homenagens a magistrados, servidores pioneiros e funcionários terceirizados, em solenidade na própria sede. Com transmissão online ao vivo, a comemoração teve participação de  desembargadores, juízes (as), advogados (as), militares, membros do executivo, legislativo e servidores (as) da Justiça Federal.

A cerimônia foi presidida pelo desembargador federal João Batista Pinto Silveira, presidente do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4). Com ele, também compuseram a mesa de honra o juiz federal Erivaldo Ribeiro dos Santos, Secretário-Geral do Conselho de Justiça Federal (CJF); o juiz federal José Antonio Savaris, diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná (SJPR); a juíza federal Gabriele Sant’Anna Oliveira Brum, diretora do Foro da SJ de Apucarana; e o desembargador federal aposentado Tadaaqui Hirose, ex-presidente do TRF4. 

A mesa contou ainda com autoridades do executivo, legislativo e sistema de Justiça, como o juiz José Roberto Silvério, diretor do Foro da Comarca de Apucarana, representando o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR); a vereadora Eliana Rocha, vice-presidente da Câmara Municipal de Apucarana; o vice-prefeito de Apucarana, Marcos da Vila Reis; o secretário de estado da Saúde, Beto Preto; e a advogada Daniela Aparecida Pacheco, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) – Subseção de Apucarana. 

Após abertura do evento, os presentes acompanharam a execução do Hino Nacional Brasileiro, sob a regência do segundo maestro da Banda Municipal de Apucarana, Fernando Machado.

Presença transformadora

Para a juíza federal Gabriele Brum, esta data não é apenas um marco cronológico, mas símbolo da presença viva e transformadora da Justiça Federal do Paraná na vida de milhares de pessoas no norte do Paraná. “Essa trajetória é resultado de uma vontade coletiva de aproximar o cidadão da jurisdição federal, tornando o acesso à Justiça mais humano, eficiente e acessível”, declarou a diretora do Foro. 

Em seu discurso, a magistrada lembrou que, antes da instalação da sede de Apucarana, era comum que os cidadãos se deslocassem a Londrina ou Maringá, ou outras cidades, para exercer seus direitos. Com a instalação da Subseção, contudo, a Justiça Federal passou a integrar o cotidiano das pessoas, atendendo a uma jurisdição que hoje abrange 20 municípios, entre eles Ivaiporã, onde funciona uma UAA, com processos que também tramitam em Apucarana, pontuou. “Essa presença física, próxima e acessível, é mais que uma estrutura administrativa, é uma expressão concreta de cidadania, acolhimento e inclusão social.”

Em seguida, o juiz federal José Antonio Savaris, diretor do Foro da SJPR, expressou a alegria de comemorar os 20 anos da SJ. “Só há sentido na história quando há partilha”, disse. 

Para ele, a Justiça Federal presente na SJ de Apucarana é uma vitória da comunidade local e das cidades que compõem a Subseção. O magistrado também fez um agradecimento especial pela presença do TRF4 à cerimônia. “Mostra a importância não somente desse ato, mas um olhar do Tribunal para a Subseção de Apucarana e para a importância que tem a Justiça para essa comunidade”. 

O vice-prefeito de Apucarana, Marcos da Vila Rei, participou da solenidade representando o prefeito, Rodolfo Mota. “Muito obrigado por nos ajudarem a cuidar das pessoas de Apucarana e região, e ajudarem a construir o futuro da nossa cidade”, afirmou.

O juiz federal Erivaldo Ribeiro dos Santos, secretário-geral do CJF, destacou a importância que é para o Conselho a jurisdição previdenciária e sobre a importância de desjudicialização dos processos da matéria previdenciária. “Mesmo assim, vemos todos os anos aumentar a judicialização. Então, isso significa que precisamos cuidar de estarmos atentos a isso e de prestarmos uma jurisdição efetiva e rápida, porque são pessoas que precisam desse atendimento o mais rápido possível”. 

O presidente do TRF4, último a discursar, falou sobre o marco que a data representa para a Justiça. “Nesses 20 anos, a Justiça Federal de Apucarana tem trabalhado incansavelmente para garantir que a Justiça seja garantida e eficaz a todos os cidadãos que vêm buscar solução para seus conflitos. A dedicação e compromisso dos juízes federais que por aqui jurisdicionaram e que, atualmente, jurisdicionam, bem como os servidores, têm sido fundamentais para o sucesso dessa nobre missão”, disse o desembargador federal João Batista Pinto Silveira.

Homenagens individuais

O desembargador federal aposentado Tadaaqui Hirose, coordenador do Juizado Especial Federal à época da instalação da SJ de Apucarana, em 2005, abriu a série de homenagens realizadas na solenidade, ao recebê-la das mãos do presidente do TRF4.
 
Também foram homenageados o juiz federal Robson Carlos de Oliveira, primeiro juiz titular da SJ de Apucarana, a juíza federal Stella Stefano Malvezzi, primeira juíza substituta a atuar na Subseção.

Em seguida, foi a vez de servidores pioneiros serem contemplados, como Paulo Sergio Sanches, designado para a Vara Federal de Apucarana e depois diretor de Secretaria da Vara. A servidora Cecília Fumie Hayashi Waranabe (in memoriam) foi lembrada como a primeira diretora de Secretaria da SJ, pelo empenho e dedicação. A homenagem a ela foi entregue para o servidor Paulo Sérgio Sanches. “É com muita honra que recebo. A Vara de Apucarana tem a marca registrada da Cecília Waranabe”, disse.

A diretora do Foro prestou ainda homenagens aos quatro servidores pioneiros que seguem na ativa: Ademir Timóteo da Silva, Maria Foresti, Paulo Roberto da Fonseca e Suerda de Souza Azevedo. E, pelas mãos do juiz federal substituto Adeilson Luz de Oliveira, foram agraciados a copeira Rosimeire Grzegorczyk dos Santos, funcionários terceirizados da Subseção, e os vigilantes José Antonio da Silva, Lucio Ivano Voidela e Vanderlei Pereira Dias.

Placa comemorativa

Por fim, o presidente do TRF4, Desembargador Federal João Batista  Pinto Silveira, convidou a todos para acompanharem o descerramento da placa comemorativa, alusiva aos 20 anos da SJ de Apucarana, ao lado da juíza federal Gabriele Brum,  do juiz federal José Antonio Savaris e do juiz federal Erivaldo Ribeiro dos Santos.

*A reprodução do conteúdo é autorizado desde que sejam atribuídos os devidos créditos à JFPR.

Núcleo de Comunicação Social da Justiça Federal do Paraná
COMSOC|JFPR – imprensa@jfpr.jus.br

Magistrados fazem o descerramento da placa comemorativa aos 20 anos da SJ de Apucarana
Magistrados fazem o descerramento da placa comemorativa aos 20 anos da SJ de Apucarana (Reprodução Youtube/JFPR no Ar)

Juiz federal José Antonio Savaris, diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná
Juiz federal José Antonio Savaris, diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná (Reprodução Youtube/JFPR no Ar)

Desembargador federal João Batista Pinto Silveira, presidente do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4)
Desembargador federal João Batista Pinto Silveira, presidente do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4) (Reprodução Youtube/JFPR no Ar)

Juíza federal Gabriele Sant’Anna Oliveira Brum
Juíza federal Gabriele Sant’Anna Oliveira Brum (Reprodução Youtube/JFPR no Ar)

Servidor pioneiro Paulo Sergio Sanches, um dos homenageados na solenidade
Servidor pioneiro Paulo Sergio Sanches, um dos homenageados na solenidade (Reprodução Youtube/JFPR no Ar)

WhatsApp