Em nome dos ministros que compõem a Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o ministro Raul Araújo fez um agradecimento especial à ministra Isabel Gallotti, que comandou o colegiado no último biênio e, nesta quarta-feira (25), presidiu os trabalhos da seção pela última vez.
Segundo Raul Araújo, a magistrada alcançou incontestável êxito à frente da Segunda Seção. "Soube, com maestria, identificar e ressaltar os pontos principais dos casos sob apreciação. Ensejar as manifestações valiosas e combativas da advocacia. Colher a oportuna e zelosa opinião ministerial. Adotar e destacar os votos dos julgadores. Tudo sem esquecer de bem cuidar da preciosa infraestrutura de retaguarda técnica que nos proporciona a talentosa equipe de servidores da Segunda Seção", ressaltou.
Raul Araújo acrescentou que a seção fica tranquila pela iminente alternância da presidência, com o comando do órgão sendo assumido pelo ministro Antonio Carlos Ferreira. "A nova batuta saberá reger a nossa orquestra com toda a harmonia e afinação, preservando e aprimorando nosso rigoroso compromisso com a distribuição da mais qualificada justiça", afirmou.
A ministra Isabel Gallotti desejou sucesso ao novo presidente. "A Segunda Seção é um palco privilegiado, onde são discutidas as questões mais relevantes de direito privado", disse ao lembrar que os temas debatidos no colegiado refletem diretamente no dia a dia dos cidadãos.
Ministro Antonio Carlos Ferreira assume a presidência
A partir do dia 27 de agosto, até 23 de agosto de 2023, a Segunda Seção será presidida pelo ministro Antonio Carlos Ferreira.
Natural de São Paulo, formado em direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Ferreira foi advogado de carreira da Caixa Econômica Federal por 27 anos, até a sua nomeação para o STJ, em 2011. Na Caixa, exerceu o cargo de diretor jurídico entre 2003 e 2010, além de ter ocupado diversos outros postos de destaque.
Entre 2017 e 2019, o magistrado também presidiu a Quarta Turma, colegiado que integra desde que chegou ao STJ.
Especializada em direito privado, a Segunda Seção é integrada pelos ministros Nancy Andrighi, Luis Felipe Salomão, Paulo de Tarso Sanseverino, Isabel Gallotti, Antonio Carlos Ferreira, Villas Bôas Cueva, Marco Buzzi, Marco Aurélio Bellizze e Moura Ribeiro.