A Justiça Federal em Santa Catarina (JFSC) inaugurou ontem (21/3) a nova sede da Subseção Judiciária de Joaçaba, em cerimônia com a participação do presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Fernando Quadros da Silva, e do diretor do Foro no Estado, juiz federal Henrique Luiz Hartmann, além de autoridades, representantes de instituições, juízes, servidores e outros convidados.
O ato foi coordenado pelo presidente, que lembrou a importância da vara federal local – uma das mais antigas de SC, em funcionamento desde 1987 – para o município e região do Vale do Rio do Peixe, mas, sobretudo, para os cidadãos atendidos e os advogados. “O contato pessoal, a presença física, é o que dá credibilidade à Justiça Federal”, afirmou Quadros da Silva.
“Queremos que este seja um local de acolhimento, tanto para as pessoas que aqui diuturnamente trabalham, nossos magistrados, servidores, estagiários, colaboradores, peritos, procuradores públicos e advogados, como para todos que aqui buscam a realização de seus direitos ou são chamados ao cumprimento de seus deveres”, lembrou o diretor do Foro da JFSC.
Hartmann citou, ainda, juízes, servidores, profissionais do Direito e outras pessoas que contribuíram para as mais de 30 anos de história da JFSC em Joaçaba. “Todas essas referências, menções e agradecimentos, só demonstram que uma instituição, a par de suas bonitas e bem equipadas sedes e de seus modernos sistemas, é, ao fim e ao cabo, formada por pessoas, que aqui dispendem parte substancial de suas vidas, o que faz deste lugar mais do que simplesmente uma casa”.
Para o diretor do Foro da Subseção, juiz federal substituto Guilherme Jantsch, a data “é um dia de renovação do compromisso que possuímos com a sociedade – agora, com novo abrigo, seguimos com ânimo renovado para retribuir com a prestação de uma jurisdição célere e de qualidade”.
O juiz federal Danilo Gomes Sanchotene, novo titular da unidade, “é tempo de celebrar as conquistas e histórias do passado, marcar a transição para um espaço mais moderno, acolhedor e confortável e poder seguir com esforço e determinação para dar conta dos novos desafios, criando novas histórias de convívio e realizações”.
O Ministério Público Federal foi representado pelo procurador da República Renato de Rezende Gomes, que participou por videoconferência. A presidente da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil, Janaína Barea Corbari, também se manifestou e fez uma menção especial à qualidade do trabalho dos servidores.
O dispositivo cerimonial foi composto, ainda, pelo prefeito de Joaçaba, Dioclésio Ragnini, e pelo presidente da Câmara de Vereadores do município, Vilmar Zílio. Os ex-diretores do Foro da Subseção, juiz federal Adamastor Nicolau Turnes e juíza federal Luísa Hickel Gamba (por videoconferência) também acompanharam a cerimônia, que ainda contou com a participação virtual da juíza federal Erika Giovanini Reupke, ex-diretora do Foro da JFSC que assinou o contrato para mudança da sede.
()
()
()
()
()
()
()
()
()
()
()