Aconteceu na tarde de hoje (19/4) a Cerimônia de Entrega do Certificado de Conclusão do Curso de Formação Inicial da Carreira da Magistratura do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Na ocasião, o diretor da Escola de Magistrados e Servidores do tribunal (Emagis), desembargador Rogerio Favreto, juntamente com outros magistrados, entregou os certificados de conclusão aos 30 juízes e juízas federais substitutos que tomaram posse em dezembro de 2023. A solenidade foi realizada no auditório do prédio anexo do TRF4, em Porto Alegre.
Focado na prática jurisdicional, o curso teve 569 horas, nas quais os novos magistrados conheceram a estrutura da Justiça Federal da 4ª Região e do tribunal, as instituições parceiras e entidades da sociedade civil, realizando visitas ao sistema prisional, a comunidades indígenas e quilombolas, além de cooperativa agropecuária em assentamento. Eles também receberam aulas de ética e filosofia.
“Acredito que era importante conhecer a realidade, fazendo estas incursões à sociedade civil. Acredito que precisamos humanizar um pouco mais o Direito e a Justiça”, afirmou Favreto, pontuando que o curso também possibilitou uma interação entre todos, além de dar aos novos magistrados maior segurança para iniciar a jurisdição.
Representando a Corregedoria Regional da Justiça Federal da 4ª Região, o juiz auxiliar Eduardo Picarelli saudou os novos juízes e colocou a Corregedoria à disposição. O vice-diretor do Foro da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul, juiz Fábio Dutra Lucarelli, que foi o coordenador responsável pelo módulo prático, relembrou momentos dos quatro meses de curso, apresentando um vídeo com fotos dos magistrados nas atividades.
Já o desembargador Roger Raupp Rios, que coordenou o curso juntamente com Favreto, chamou a atenção para a necessidade de exercer a profissão de forma consciente e leu um trecho do livro “A morte de Ivan Ilitch”, do autor Liev Tolstói, que narra os questionamentos existenciais de um juiz à beira da morte.
ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)
Desembargador Rogerio Favreto (2º da dir. p/ esq.) coordenou a cerimônia (Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4)
Desembargador Roger Raupp Rios (centro) dividiu a coordenação do curso (Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4)
A juíza Catarina Volkart Pinto (dir.), que dirige o Núcleo de Justiça Restaurativa do TRF4, entregou certificado a formanda (Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4)
Juiz Fábio Dutra Lucarelli relembrou momentos do curso com os novos magistrados da 4ª Região (Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4)
O desembargador Rogerio Favreto (dir.), diretor da Emagis, entrega certificado a formando (Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4)