A Subseção Judiciária de Jacarezinho comemorou 20 anos de sua instalação no município do Norte Pioneiro paranaense em uma cerimônia, nesta segunda-feira (11), no Sesc da cidade. Juízes e juízas federais, servidores e servidoras, além de terceirizados e terceirizadas, todos pioneiros e que trabalharam ou ainda pertencem ao quadro da Justiça Federal de Jacarezinho, foram agraciados com placas em sua homenagem.
O objetivo da solenidade foi relembrar a criação e instalação da 1ª Vara Federal e reafirmar a importância do trabalho desenvolvido por todos ao longo das últimas duas décadas, desde o dia da inauguração da unidade, em 4 de novembro de 2004.
Inicialmente, os presentes assistiram a um vídeo institucional produzido pela Memória da JFPR com saudosas imagens, assim como diversos depoimentos de juízes federais, diretores e servidores pioneiros, entre outros, que fazem ou fizeram parte da Subseção.
“Vivemos agora um momento de alegria, de poder comparecer aqui 20 anos depois e verificar que a comunidade acolheu a Justiça Federal e a Justiça Federal acolheu a comunidade”, disse o desembargador federal Fernando Quadros da Silva, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da 4ª Região (TRF4), dando início à solenidade.
O desembargador federal também parabenizou a independência conquistada pela Subseção nestas duas últimas décadas. Segundo ele, Jacarezinho é uma Subseção madura, que “anda com as próprias pernas” e uma unidade com a qual o TRF4 “não precisa se preocupar”.
“Vimos as ações importantíssimas julgadas aqui, muitas de repercussão nacional. A imagem que temos da Subseção Judiciária de Jacarezinho é de maturidade, competência e extrema dedicação”, disse o juiz federal.
Reconhecimento e agradecimentos
O juiz federal Rogério Cangussu Dantas Cachichi, Diretor do Foro da Subseção Judiciária de Jacarezinho, fez um discurso de agradecimento ao TRF4 e a todos que fizeram ou ainda fazem parte da Subseção Judiciária de Jacarezinho, pelo importante legado. “Gostaria muito de agradecer ao TRF4, sobretudo pelo investimento em tecnologia, que promove a modernização dos sistemas processuais e à Corregedoria Regional, pelo corajoso esforço na especialização e equalização de processos”, declarou.
Cachichi destacou, além disso, que a Direção do Foro de Curitiba tem reforçado os recursos humanos e materiais, principalmente com reposição de servidores e reformas prediais, modernização de mobiliário e equipamentos. Também fez uma referência especial à Subseção de Londrina, cidade vizinha a cerca de 150 quilômetros de Jacarezinho e “Irmã Maior”, como o juiz federal nomeou. “Ela absorveu quase toda a competência não previdenciária e ainda gerencia nossos plantões regionais, entre outras atividades de benefício comum”.
Reconhecimento e agradecimento que também expressou a diretora do Foro da Justiça Federal do Paraná, juíza federal Luciana da Veiga Oliveira. Ela reforçou o papel fundamental que a sede de Jacarezinho representa e a alegria de poder comemorar toda essa trajetória de 20 anos.
“A instalação de uma Vara Federal em uma cidade é um marco importante. Ela revela a importância social e estratégica que essa cidade tem e também simboliza o fortalecimento das instituições democráticas, o compromisso com a cidadania e a promoção da justiça”, afirmou a magistrada.
Também participaram da celebração o desembargador federal aposentado Tadaaki Hirose, ex-presidente do TRF4, a juíza federal Graziela Soares, representante da Corregedoria Regional da Justiça Federal da 4ª Região, o juiz federal Gilson Luiz Inácio, diretor do Foro de Londrina, o juiz federal Gustavo Alves Cardoso, vice-diretor do Foro da Subseção Judiciária de Jacarezinho, a juíza federal Bianca Georgia Cruz Arenhardt, primeira magistrada da Subseção Judiciária de Jacarezinho, o advogado Dirceu Rosa Junior, presidente da OAB de Jacarezinho, e o subtenente Vanderlei Pereira de Souza, representante da prefeitura de Jacarezinho, além de procuradores, advogados, delegados, superintendentes, policiais militares, parlamentares, representantes de órgãos municipais, estaduais e federais, membros do Poder Executivo e do Ministério Público do Paraná. Toda a solenidade foi transmitida pelo Canal da Justiça Federal no Youtube
Memória da JFPR
A Seção de Memória preparou uma edição da Revista Momento Memória, contando a história da Subseção Judiciária e da cidade de Jacarezinho! Também produziu um vídeo comemorativo e coletou uma série de depoimentos de juízes e servidores que marcaram (e marcam!) a história da Justiça Federal jacarezinhense! Estes vídeos estão no Canal da Memória da JFPR, que guarda também a solenidade de instalação da Subseção, em 2004, e a cerimônia de implantação do eproc, em 2006.
Estas produções podem ser acessadas pelos links:
Revista Momento Memória nº 25 – Há 20 anos a Justiça Federal chegava ao Norte Pioneiro do Paraná: Jacarezinho!
Canal da Memória JFPR – Playlist – vídeo comemorativo, depoimentos, solenidade de instalação da Subseção e do eproc.
Solenidade de celebração de 20 anos da Subseção Judiciária de Jacarezinho ()