A juíza federal Marciane Bonzanini, ouvidora da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul (SJRS), participou, na tarde desta segunda-feira (18/11), da inauguração da Ouvidoria da Mulher e das Ações Afirmativas do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), em Porto Alegre. A magistrada esteve presente na solenidade representando o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).
A Ouvidoria da Mulher e das Ações Afirmativas do TRT4 tem como foco tratar de denúncias relacionadas a violência, preconceito, discriminação e assédio, especialmente envolvendo questões de gênero, raça, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, pessoas com deficiência, idosos e outros grupos vulneráveis. Assim, a inauguração da nova Ouvidoria reforça o compromisso do tribunal com a equidade, o combate à discriminação e a promoção de direitos.
A desembargadora do TRT4 Carmen Izabel Centena Gonzalez, eleita ouvidora da nova unidade, discursou na cerimônia e destacou a importância de espaços institucionais que promovam a escuta ativa das diversas minorias políticas. Ela ressaltou que as instituições públicas devem estar atentas às múltiplas camadas de preconceito que afetam grupos marginalizados.
“Precisamos ter isso em mente: são muitas e diversas as camadas de preconceito, historicamente silenciadas inclusive nos espaços institucionais, compostos majoritariamente por pessoas brancas e de um determinado perfil socioeconômico”, afirmou a magistrada, destacando a importância de um olhar inclusivo e representativo.
Após os discursos do evento, o presidente do TRT4, desembargador Ricardo Martins Costa, convidou a desembargadora Carmen Gonzalez para o descerramento da placa de inauguração e o desenlace da fita na entrada da Ouvidoria, simbolizando a abertura oficial do espaço.
Durante a solenidade, também foi inaugurada a Galeria dos Retratos de Ouvidores e Vice-Ouvidores do TRT4, homenageando todos que ocuparam essas posições ao longo dos anos.
Com informações da Secom/TRT4
A solenidade de inauguração da Ouvidoria da Mulher e das Ações Afirmativas do TRT4 aconteceu na tarde de ontem (18/11) (Foto: Guilherme Lund/TRT4)
A juíza Marciane Bonzanini (esq.), que estava presente no evento representando o TRF4, junto com a desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez, ouvidora da Mulher do TRT4 (Foto: Guilherme Lund/TRT4)
A cerimônia foi acompanhada por magistrados e autoridades de órgãos públicos do RS (Foto: Guilherme Lund/TRT4)