• Telefone: (47) 3382-2422
  • Email: atendimento@marcelobonaadvogado.com.br

Notícias

JFRS e INSS unem forças para promover equidade, diversidade e inclusão (15/09/2025)

O Laboratório de Inovação (Inovatchê) da Justiça Federal do RS (JFRS) foi palco, no dia 9/9, de atividades voltadas à promoção da equidade, diversidade e inclusão. As ações foram fruto de uma colaboração inédita entre o Centro de Justiça Restaurativa (Cejure), o Inovatchê e o Grupo de Trabalho para Ações em Direitos Humanos, Equidade de Gênero, Raça e Diversidades (GTDH) da 4ª Região em composição intrainstitucional. O evento contou com o apoio da Direção do Foro da JFRS  e uma articulação interinstitucional fundamental com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A parceria partiu de demanda surgida de um procedimento de Justiça Restaurativa, que abordou, em uma esfera de transformação social de conflitos, a melhoria de relações institucionais com a questão antidiscriminatória.

A abertura foi conduzida pela presidenta da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação da JFRS, juíza Alessandra Günther Favaro, e pelo gerente executivo substituto da GEXPOA do INSS, Ivan Tesch da Silveira.

A programação iniciou com a palestra “Gestão de Pessoas: Diversidade e Inclusão como Valor Público”, ministrada pela diretora da Divisão de Acompanhamento Humano e Desenvolvimento, Juliana Mayer Goulart. Em seguida, foi realizada a Oficina de Imersão Ágil: Desenhando o Futuro em Equidade, Diversidade e Inclusão. A atividade foi conduzida pelos laboratoristas Felippe Bergmann, Josiane Zanardo dos Santos da Rosa, Juliana Mayer Goulart e Valquiria Locateli Rosa, com o apoio das facilitadoras Luisanna Semeraro e Sibele Wolff Garcez.

A oficina deu prosseguimento aos temas debatidos nas rodas de conversa realizadas nos dias 13 e 14 de agosto, promovendo discussões e o desenvolvimento de possibilidades de ações concretas. Um dos resultados foi a elaboração, pelos participantes do INSS, de um Plano de Ações, que será consolidado para posterior envio à autarquia previdenciária.

O encerramento do dia foi marcado por uma rodada de escuta, onde os participantes puderam compartilhar suas percepções individuais sobre a atividade, em um formato alinhado com os princípios dos procedimentos restaurativos, reforçando o compromisso com um ambiente de trabalho mais inclusivo e respeitoso.

O gerente executivo substituto da GEXPOA do INSS destacou a importância das reflexões vindas com a atividade realizada. “Acho que a iniciativa despertou muitas coisas que nós tínhamos acumulado e não sabíamos lidar com isso. Tanto como gestor quanto como servidor, nós já presenciamos essas situações e em várias delas não soubemos como agir.”

Já a gestora de equipe no INSS, Roberta Silva dos Santos, ressaltou a construção promovida no evento. “Agradeço à equipe de Justiça Restaurativa, por esse acolhimento de vocês, por esse olhar para nossa Instituição, para esse problema que é um dos tantos, e eu espero que essas ações dêem frutos na nossa Instituição. Eu tenho certeza de que o pessoal que participou tem um olhar diferente das situações – agora mais inteirados – e buscando na memória o que já presenciou, o que poderia ser feito em outras situações e eu espero que isso dê frutos realmente, que nós, gestores e servidores do INSS consigamos levar isso adiante, para realmente tirar daqui, do papel e colocar em prática na nossa Instituição, mas isso é uma construção conjunta.” 

Nucom/JFRS (secos@jfrs.jus.br)

 

Palestra de sensibilização sobre temática antidiscriminatória
Palestra de sensibilização sobre temática antidiscriminatória (Inovatchê/JFRS)

Participantes na Oficina
Participantes na Oficina (Inovatchê/JFRS)

Participantes e facilitadores da Oficina
Participantes e facilitadores da Oficina (Nucom/JFRS)

WhatsApp