Nesta semana, entre os dias 26 a 30 de maio, a Corregedoria-Geral do Conselho da Justiça Federal (CJF) está realizando a Inspeção 2025 no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre. Dessa forma, até a próxima sexta-feira (30/5), o corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Luis Felipe Salomão, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e sua equipe estarão na sede do TRF4 verificando o funcionamento dos setores administrativos e judiciais da corte.
Na manhã desta segunda-feira (26/5) aconteceu a solenidade de abertura dos trabalhos da Inspeção 2025. O evento ocorreu no plenário do TRF4, contando com a presença de autoridades do Poder Judiciário, magistrados e servidores. A solenidade também foi transmitida online pela plataforma eletrônica Zoom.
Ao abrir a cerimônia, o presidente do TRF4, desembargador federal Fernando Quadros da Silva, destacou que “é uma alegria receber a equipe de inspeção do CJF, pois este é um momento de lançar um olhar cuidadoso para os nossos trabalhos e nossas práticas; é um momento de aprendizado e de troca de experiências com os nossos coirmãos da Justiça Federal”.
Já o ministro Salomão ressaltou em sua fala que as atividades das inspeções representam um esforço de cooperação entre o CJF e os TRFs. “A ideia da inspeção é justamente de verificar como podemos contribuir com o funcionamento dos tribunais e com o aperfeiçoamento dos trabalhos, além de possibilitar uma troca de informações e um intercâmbio de boas práticas”, declarou o corregedor-geral da Justiça Federal.
Salomão ainda apontou a satisfação em poder retornar a Porto Alegre e presenciar “a plenitude e o desenvolvimento do trabalho do TRF4, um tribunal que tem contribuído tanto com várias práticas e iniciativas exitosas para o aprimoramento da Justiça Federal”.
No encerramento da solenidade, o desembargador Quadros da Silva frisou: “os magistrados e servidores do TRF4 fizeram o máximo para montar uma estrutura adequada para o desenvolvimento dos trabalhos da inspeção e oferecer todas as condições para um trabalho eficaz da equipe do CJF que nos visita”.
Além do ministro Salomão, fazem parte da equipe da inspeção: os desembargadores federais Newton Pereira Ramos Neto e Rosimayre Gonçalves de Carvalho, do TRF1; Guilherme Couto de Castro e Letícia de Santis Mello, do TRF2; Carlos Eduardo Delgado, do TRF3; Edilson Pereira Nobre Júnior, do TRF5; Luciana Pinheiro Costa, do TRF6; os juízes federais auxiliares da Corregedoria-Geral Vânila Cardoso André de Moraes e Otávio Henrique Martins Port; juntamente de 21 servidores do CJF.
Entre os presentes na cerimônia, estavam o ministro do STJ e ex-desembargador do TRF4 Joel Ilan Paciornik; os desembargadores federais integrantes do TRF4; os juízes federais convocados; a procuradora Cristianna Dutra Brunelli Nacul, procuradora-chefe adjunta da Procuradoria Regional da República da 4ª Região do MPF; a advogada Regina Pereira Soares, secretária-geral adjunta da OAB/RS; o defensor público Marcos Mazzotti, chefe da DPU no RS; a procuradora regional federal Bianca de Freitas Mazur, chefe da PRF4/AGU; o juiz federal Caio Marinho, presidente da Ajufe; o diretor-geral do TRF4, Arnaldo Fernando Girotto; além de servidores do tribunal.
ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)
A abertura dos trabalhos da Inspeção 2025 do CJF no TRF4 aconteceu na manhã de hoje (26/5) (Foto: Diego Beck/TRF4)
O corregedor-geral da Justiça Federal e vice-presidente do STJ, ministro Luis Felipe Salomão (esq.), e o presidente do TRF4, desembargador federal Fernando Quadros da Silva (Foto: Diego Beck/TRF4)
Autoridades do Poder Judiciário, magistrados e servidores acompanharam a solenidade (Foto: Diego Beck/TRF4)
A cerimônia aconteceu no Plenário do TRF4, em Porto Alegre (Foto: Diego Beck/TRF4)