O Grupo de Trabalho para Ações em Direitos Humanos, Equidade de Gênero, Raça e Diversidades (GTDH), em parceria com o Inovatchê – Laboratório de Inovação, da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul, e com a Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), lançou o Guia “E agora, como recomeçar?”, com as principais informações sobre os benefícios e programas sociais direcionados às vítimas das enchentes no RS.
A UCPEL, por meio do Curso de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos, criou o Projeto de Apoio às Pessoas em Situação de Abrigamento no CAVG – Câmpus Visconde da Graça, em Pelotas (RS), coordenado pelas professoras doutoras Vini Rabassa da Silva e Mara Medeiros. A partir do acolhimento dos assistidos pelo projeto, por meio de escutas individualizadas e rodas de conversas, com enfoque restaurativo, foi percebida a necessidade de sistematizar as informações sobre os benefícios e programas sociais disponibilizados pelo Poder Público aos abrigados atingidos pela calamidade climática.
Queles Cristina Silva de Braz, mestranda do PPG da UCPEL, que é também servidora da Subseção Judiciária de Pelotas e integrante do GTDH, compilou as principais informações sobre os benefícios e programas sociais, com informações dos sites oficiais do Governo Federal e Estadual e também disponibilizadas pelo município de Pelotas, e solicitou o apoio do Grupo de Trabalho para a redação, diagramação e ilustração de um guia com as principais orientações. A partir de então, com a colaboração do Inovatchê, foi elaborado o Guia “E agora, como recomeçar?”.
O Guia atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e 17 (Parcerias e meios de implementação) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e pode ser acessado na página do GTDH no Portal do TRF4: https://www.trf4.jus.br/BcsXt.
Com informações do Sistcon/TRF4
ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)
QR Code da Cartilha ()