A comemoração do Dia do Servidor na Justiça Federal do Paraná foi marcada pela apresentação de 10 ações de boas práticas selecionadas por um comitê que avaliou inúmeras iniciativas que agilizam e melhoram o atendimento da JFPR.
O evento, realizado em Curitiba na sede Bagé (centro da cidade), nesta quarta-feira (30), contou com as presenças da diretora do Foro da JFPR, juíza federal Luciana da Veiga Oliveira, e do diretor administrativo, Layre Colino Neto.
O “Jogo da CapiVara” – CAPIJUST, a Capivara Justiceira – criado especialmente para o treinamento dos estagiários recém-contratados pela JFPR é uma proposta das servidoras da Divisão de Acompanhamento e Desenvolvimento Humano, Marísia Faucz e Aline Soares da Silva.
As servidoras Mayra Alice Souza Pegorer e Lilian Lemos Vissoci, da 1ª Vara Federal de Paranavaí, trouxeram quatro projetos. O “Acolhida” com foco nas crianças do espectro autista que passam pela JF para a realização de perícias. O “Espaço Criança” complementa o projeto anterior. As servidoras criaram um ambiente lúdico com brinquedos que possam entreter as crianças enquanto aguardam o momento de serem atendidas.
O “Absorvente” auxilia adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade financeira que não têm condições de adquirir os materiais de higiene íntima. É delas também o projeto “Mural” que unifica em uma plataforma digital todas as ações e comunicados relacionados aos trabalhos da Subseção. O objetivo é ampliar a troca de informações entre os servidores.
De Guarapuava veio a iniciativa do servidor da 1ª Vara Federal da cidade, Lucas Pauluch. Ele conseguiu automatizar a expedição de RPV’S. O modelo implantado por ele consegue fazer em poucas horas o trabalho que demoraria semanas.
O juiz federal substituto Igor de Lazari, da 2ª Vara Federal de Londrina apresentou a melhoria dos índices de desempenho, após a aplicação de novas dinâmicas de trabalho. O juiz destacou que as mudanças não exigiram mais horas de dedicação das equipes nem mesmo a sobrecarga de atividades. Um dos resultados alcançados com a nova cultura foi a diminuição dos processos acumulados.
O Núcleo de Comunicação Social (ComSoc) mostrou como está estreitando os laços com os veículos de comunicação de todo o Brasil e também do exterior. Por meio de um grupo de mensagens, as informações são compartilhadas de modo a facilitar a entrega de notícias produzidas pela JFPR. O canal também serve para receber demandas da imprensa, como pedidos de informações e entrevistas.
“Memória Oral” é o projeto em execução do Núcleo de Memória Institucional. Com o auxílio de estagiários a equipe criou um canal no YouTube com imagens e depoimentos de pessoas que fazem parte da história da JFPR.
O projeto “Aproxima” tem levado o atendimento da Justiça Federal e de outros órgãos públicos para comunidades que moram em localidades distantes dos centros urbanos. A juíza Luciana da Veiga Oliveira e a servidora Kely Cristina Laurentino apresentaram detalhes do projeto que já mudou a vida de centenas de famílias.
No final do evento foi feita a apresentação do livro “E foi assim”, uma coletânea de contos e histórias vivenciadas por pessoas que atuaram na JFPR. Os servidores presentes também participaram de um momento de confraternização durante um coffee break.
10 projetos foram apresentados como exemplos de boas práticas (Foto: Victor Guimarães/ComSoc JFPR)