A Justiça Federal do RS (JFRS) participou do 4º FestLabs – Festival de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário, realizado nos dias 11 a 13/9 na cidade do Rio de Janeiro. A instituição marcou presença conduzindo uma oficina com a temática do Carbono Zero.
O Fest Labs é dedicado à promoção da inovação, tecnologia e sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário. Ele reuniu especialistas, profissionais e entusiastas para discutir e explorar como as novas tecnologias e práticas sustentáveis podem transformar a Justiça, tornando-a mais acessível, eficiente e alinhada com as demandas da sociedade contemporânea.
A JFRS ficou responsável pela condução da oficina “Justiça Carbono Zero”, ministrada pela juíza federal substituta Rafaela Santos Martins da Rosa e com o apoio do servidor Mateus Paulo Beck e da servidora Niriane Neumann, ambos do Laboratório de Inovação (Inovatchê) da instituição. A atividade teve como foco sensibilizar os participantes sobre as mudanças climáticas decorrentes das ações humanas e a necessidade de ações para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE).
A oficina contou com participantes de diversas regiões do país e de todos os ramos de Justiça, interessados em discutir e propor soluções para as crescentes emissões de gases de efeito estufa na atmosfera, refletindo sobre o impacto das atividades do Poder Judiciário nesse cenário.
Durante a oficina, foram expostos dados alarmantes sobre o aumento da emissão de GEE na atmosfera, e os participantes foram convidados a refletir e propor soluções por meio da metodologia de Design Thinking. O objetivo foi estimular ideias práticas e inovadoras para minimizar as emissões e contribuir para um ambiente mais sustentável.
Entre as propostas apresentadas, destacaram-se sugestões ligadas à mobilidade urbana, ampliação do teletrabalho, e implementação de mandados digitais, dentre outras, todas voltadas à redução da emissão de gases nocivos e promoção de um Judiciário mais comprometido com a sustentabilidade.
Secos/JFRS (secos@jfrs.jus.br)
Oficina teve participantes de diversas regiões do país e de todos os ramos do Judiciário (Inovatchê/JFRS)
Juíza apresentou dados sobre o aumento da emissão de GEE na atmosfera e a questão climática (Inovatchê/JFRS)
Metodologia de Design Thinking foi utilizada para promover reflexão (Inovatchê/JFRS)