“Olhar para o futuro e abrir-se às inovações. Estes são os grandes desafios para os quais estes 35 anos nos chamam, trazendo a Justiça cada vez mais para perto do cidadão, que é nossa razão de existir, atuando com austeridade, legalidade e com o princípio republicano e soberano de que a lei é para todos”, declarou o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador Fernando Quadros da Silva, durante a solenidade em comemoração aos 35 anos dos TRFs. A cerimônia aconteceu ontem (3/4) no Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília.
Quadros da Silva destacou as diversas presidências exercidas por mulheres na 4ª Região, pontuou os magistrados dos três estados do Sul que se tornaram ministros nas cortes superiores e ressaltou a colaboração dos servidores. “É uma alegria muito grande reconhecer a contribuição feita por pessoas, porque é assim que se faz a vida, com atitudes no momento certo, com coragem no momento que se tem que ter coragem”, ele enfatizou.
A criação dos sistemas SEI e eproc também foi salientada por Quadros da Silva. “Tivemos a feliz circunstância de criar o sistema SEI, que facilitou nossa vida nos trâmites burocráticos e administrativos, e o eproc, que apesar de ter já gerado algumas discussões, tem sido aceito pelo usuário, sendo este a nossa prioridade”, concluiu o presidente do TRF4.
Ex-presidente do TRF4 presidiu a comissão comemorativa
O desembargador aposentado Vladimir Passos de Freitas, ex-presidente do TRF4, presidiu a comissão organizadora das comemorações. Formado por magistrados e servidores do CJF e dos seis TRFs, o grupo vinha se reunindo desde junho do ano passado pela plataforma eletrônica Zoom. Para a data, além da solenidade, foram criadas homenagens e um livro com a história dos tribunais federais.
“Vivemos novos tempos e, nos novos tempos, nós temos duas coisas a fazer: comemorar o que foi criado e nos preocupar com o futuro para que sejamos cada vez melhores”, afirmou Freitas, dando início aos discursos da solenidade.
Homenageados do TRF4
Na solenidade, foram homenageados membros antigos e atuais que marcaram a trajetória dos TRFs. Do TRF4, receberam placas de homenagem:
• Desembargador Eli Goraieb, primeiro presidente (gestão 1989-1991), in memoriam. A placa foi recebida pela desembargadora aposentada e viúva do magistrado Silvia Goraieb;
• Desembargadora Ellen Gracie Northfleet, primeira presidente (gestão 1997-1999);
• Ministro Teori Albino Zavascki, in memoriam;
• Ministro Ari Pargendler;
• Ministro Néfi Cordeiro;
• Ministro Gilson Langaro Dipp, in memoriam;
• Ministro Joel Ilan Paciornik;
• Desembargador Fernando Quadros da Silva, presidente atual;
• João Martin Wandscheer, primeiro diretor-geral, in memoriam;
• Ana Ingrid Kabish da Rocha, primeira diretora-geral;
• Arnaldo Fernando Girotto, atual diretor-geral;
• Sérgio Augusto Haas, servidor mais antigo na ativa;
• Anahí Bernardéz Fernández, servidora mais antiga na ativa.
Mais informações sobre a solenidade comemorativa aos 35 anos dos TRFs podem ser encontradas neste link: https://www.trf4.jus.br/pzRDv.
ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)
Desembargadora aposentada Silvia Goraieb recebeu homenagem em nome do marido falecido, desembargador Eli Goraieb (Foto: CJF)
Os servidores mais antigos na ativa posam com placas; Hass (2º da esq. p/ dir.) e Anahy ao lado dele (Foto: CJF)
O atual diretor-geral do TRF4, Arnaldo Fernando Girotto (Foto: CJF)
Presidente do TRF4, desembargador Fernando Quadros da Silva, compôs a mesa da solenidade (Foto: CJF)
O desembargador aposentado do TRF4 Vladimir Passos de Freitas presidiu a comissão organizadora das comemorações (Foto: CJF)
Presidentes dos TRFs posam com a ministra Maria Thereza de Assis Moura, presidente do STJ e do CJF (Foto: CJF)