• Telefone: (47) 3382-2422
  • Email: atendimento@marcelobonaadvogado.com.br

Notícias

Ministro Benedito Gonçalves é o novo presidente da Primeira Turma

Atualizada em 04/05/2021, às 21h17

Em sessão por videoconferência realizada nesta terça-feira (4), o ministro Benedito Gonçalves foi anunciado como o novo presidente da Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), para o biênio 2021-2023, em substituição ao ministro Gurgel de Faria. Ele assumirá o cargo nesta quarta (5).

No início da sessão, Gurgel de Faria agradeceu aos colegas de turma – entre eles, o ministro aposentado Napoleão Nunes Maia Filho –, aos membros do Ministério Público, advogados e servidores pelo apoio que recebeu, e também aos jornalistas que cobrem as atividades da corte e à audiência que prestigia a transmissão das sessões pelo canal do STJ no YouTube.

"Começamos em um período normal, em que as sessões eram presenciais, mas fomos colhidos, na metade do meu mandato, pela pandemia, e tivemos que reformular como as sessões iriam acontecer", lembrou.

Gurgel de Faria apresentou as estatísticas do biênio: 41 sessões presenciais (1.572 processos julgados) e 36 por vídeo (1.314 processos julgados). Houve, também, 69 sessões virtuais, em que foram analisados 37.149 processos.​

Benedito Go​​nçalves

Nascido no Rio de Janeiro, o ministro Benedito Gonçalves formou-se em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e possui especialização em direito processual civil. Foi papiloscopista da Polícia Federal de 1977 a 1982, e delegado de polícia do Distrito Federal de 1982 a 1988.

Ingressou na magistratura como juiz federal em 1988, sendo promovido por merecimento para o Tribunal Regional Federal da 2a Região em 1998. Em 2008, Benedito Gonçalves tomou posse como ministro do STJ e, desde então, vem atuando na Primeira Turma e na Primeira Seção – colegiados especializados em direito público. Atualmente, preside a Primeira Seção e integra a Corte Especial.

Ao longo de sua trajetória no STJ, o magistrado exerceu as atividades de membro efetivo do Conselho da Justiça Federal (CJF) e de presidente da Primeira Turma. Veja o currículo completo.​

WhatsApp