O Desembargador Federal Silvio Dobrowolski fez parte da 1ª composição do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, instalado em março de 1989. Mas esta foi só a etapa final de sua carreira pública…
Descendente de polonês, Dobrowolski começou na magistratura em 1968, como Juiz do Estado de Santa Catarina, passando por Seara, Capinzal e Xanxerê. Como Juiz Federal sua carreira teve início em Curitiba, em março de 1976, tendo sido Diretor do Foro da Justiça Federal do Paraná em 1979. Mas passou também por Fortaleza e Florianópolis. A docência era outra grande paixão, sobretudo na área de Direito Constitucional.
Falecido em 31 de janeiro de 2017, em Florianópolis, aos 79 anos, o Desembargador deixou marcas importantes em julgados, artigos e livros.
Grande campeão de xadrez, sempre muito estudioso, tinha até uma “sapataria jurisprudencial”…
Com o passar dos anos a poeira do tempo vai se depositando sobre histórias e biografias…mas a Seção de Memória Institucional não deixa que estas histórias se apaguem! Descobrir como foi a vida profissional e pessoal dos personagens que constroem nossa trajetória institucional é fascinante! Mais do que retratos na parede e nomes em fachadas, são homens e mulheres com biografias admiráveis!
Dobrowolski recebeu muitas homenagens em vida. E esperamos que esta, póstuma, possa estar à altura desta incrível biografia!
A vida e a carreira de mais este magistrado, importante personagem das Histórias da Justiça Federal paranaense, catarinense e gaúcha, você confere na linha do tempo de sua vida, assim como algumas decisões e acórdãos marcantes que relatou ou nos quais se manifestou enquanto Desembargador.
Vamos juntos? É só clicar aqui: Momento Memória Biografias – Desembargador Federal Silvio Dobrowolski.
Texto da Seção de Memória Institucional.
()