Quanto à reportagem apresentada nesta quarta-feira, 9 de julho de 2025, no Jornal Meio-Dia Paraná, da RPCTV, afiliada à Rede Globo no Paraná, sobre o funcionamento dos processos judiciais envolvendo ações e serviços de saúde, a Justiça Federal do Paraná (JFPR) esclarece que não foi consultada sobre o conteúdo da matéria e que desconhece a origem dos dados apresentados.
Esclarecemos que a Central de Saúde da Justiça Federal do Paraná, criada em 2024 para unificar a tramitação e o julgamento de todas as ações de saúde no estado, opera de modo ágil e eficiente, em razão da sensibilidade que o tema sempre proporciona.
Informamos que no ano de 2024 foram apresentadas à Justiça 2.722 novas ações, que se somaram a mais de 4 mil demandas já em tramitação no Paraná, não sendo correta a informação de que seriam apenas 504 processos.
Também é preciso esclarecer que o tempo médio para resposta a pedidos urgentes é de apenas 1 dia, considerando o atendimento a todo Paraná e que inexiste qualquer processo estagnado indevidamente.
A Justiça Federal do Paraná reafirma seu compromisso com o acesso à Justiça e a eficiência na prestação jurisdicional.
*A reprodução do conteúdo é autorizado desde que sejam atribuídos os devidos créditos à JFPR.
Núcleo de Comunicação Social da Justiça Federal do Paraná
COMSOC|JFPR – imprensa@jfpr.jus.br
(Arte: Comsoc/JFPR)