Em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Maringá, a Justiça Federal do Paraná comemorou seus 30 anos de presença na cidade. O evento contou com a participação de autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário, nas esferas federal, estadual e municipal. Cerca de 150 pessoas estavam presentes.
O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira presidiu a cerimônia. “Muita honra e orgulho receber a oportunidade de comemorar os 30 anos da Justiça Federal de Maringá na casa dos cidadãos e cidadãs maringaenses. Isso é muito expressivo, pois representa o acolhimento da comunidade”.
Ricardo Teixeira do Valle Pereira relembrou momentos históricos da Justiça Federal, reiterando a criação das Vara Federais no interior do Paraná, salientando a importância da JF na cidade e a representatividade da Subseção Judiciária. O presidente do TRF4 falou sobre o espírito colaborativo dos moradores da cidade e reforçou que somente “com a colaboração de todos é que se consegue mais, pois a parceria entre os poderes, entidades e instituições consegue-se o aperfeiçoamento”. Como exemplo, o presidente apontou o uso do SEI pelo poder legislativo da cidade.
O diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná, juiz federal José Antonio Savaris, destacou o espírito fraterno e a atmosfera de cooperação entre as instituições da cidade, a comunidade e a Justiça Federal. Em seu discurso, o diretor parabenizou os colegas magistrados e magistradas, servidores e servidoras da JF na cidade pela trajetória de sucesso ao longo dos 30 anos e as grandes conquistas que marcam a cada tempo na Subseção.
Com a palavra, o prefeito Ulisses Maia destacou a importância da instalação da Subseção na cidade, enfatizando a união entre as ramificações do poder judiciário. “A implantação da Subseção em Maringá representou e continua representando o compromisso e esforço da JF em dotar nossa Maringá e região de um instrumento apropriado para atender aos jurisdicionados”.
Pioneirismo
O primeiro juiz designado para a 1ª Vara Federal de Maringá foi Fernando Quadros da Silva, em 1993, atualmente desembargador e futuro presidente do TRF4. “Passados 30 anos, estamos na casa do povo com os representantes do legislativo e executivo da cidade que tanto nos ajudaram na instalação da Vara Federal em Maringá. Minha passagem pela cidade foi uma grande escola, aprendi muito como ser humano e profissional com todo o apoio que recebi aqui. Além do passado brilhante, também vislumbro um futuro brilhante para a Justiça Federal, sempre preocupado em entregar um serviço de excelência a todos que procuram o Poder Judiciário”.
Segundo o juiz federal Anderson Furlan Freire da Silva, diretor do Foro da Subseção Judiciária de Maringá, a prestação de serviço de qualidade à população sempre foi e sempre será o foco da Subseção. “Para o futuro, a sociedade maringaense pode esperar da Justiça Federal mais do mesmo: o mesmo trabalho sério, o mesmo trabalho digno, o mesmo respeito aos cidadãos. Nós estaremos lá todos os dias para bem servir à comunidade. Essa é a nossa missão”.
Homenagens
O trabalho desenvolvido por magistrados e magistradas, servidores e servidoras foi o grande destaque da solenidade. Anderson Furlan Freire da Silva entregou placas festivas ao primeiro juiz federal, desembargador Fernando Quadros da Silva. O presidente do TRF4 também foi homenageado, assim como o juiz federal José Antonio Savaris, o desembargador aposentado Tadaaqui Hirose e o decano da Subseção Judiciária de Maringá, juiz federal José Jácomo Gimenes. Justa homenagem foi prestada também ao desembargador José Carlos Cal Garcia (in memorian), então presidente do TRF4 na época de instalação da JF de Maringá. José Carlos Cal Garcia Filho representou o pai.
Os servidores pioneiros Adriano José Pinheiro, Everton Renato Gouveia Moreira, Glaci Regina Pupin Ferreira Klockner, Maurício Ramos e Newton Cesar Feltrim Aquotti também receberam homenagens pelos serviços prestados. Quebrando o protocolo, o desembargador Luiz Carlos Canalli foi convidado a entregar homenagem ao então diretor do Foro de Maringá, Anderson Furlan.
Ao final da cerimônia, houve descerramento de placas em homenagem aos servidores pioneiros, aos juízes pioneiros da Subseção Judiciária de Maringá e a placa Comemorativa dos 30 anos de presença da JF em Maringá.
Confira mais fotos do evento na página oficial do FLICKR da JUSTIÇA FEDERAL DO PARANÁ.
Evento aconteceu na Câmara Municipal de Maringá ()
O evento contou com a participação de autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário ()
Ao final da cerimônia, houve descerramento de placas em homenagem aos servidores pioneiros, aos juízes pioneiros da Subseção Judiciária de Maringá e a placa Comemorativa dos 30 anos ()