• Telefone: (47) 3382-2422
  • Email: atendimento@marcelobonaadvogado.com.br

Notícias

Palestra discute políticas públicas para a população de rua (23/08/2023)

“A população de rua não é ‘o problema’, o problema é não cumprir os preceitos fundamentais da Constituição”. A afirmação é do professor André Luiz Freitas Dias, da UFMG, que coordena o Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, do Programa Polos de Cidadania daquela universidade. Ele esteve hoje (23/8) em Florianópolis para uma palestra sobre o tema, que aconteceu no auditório da sede da Justiça Federal em Santa Catarina (JFSC).

A palestra foi mais uma das ações promovidas pela JFSC para atender à resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que instituiu, no âmbito do Poder Judiciário, uma política nacional de atenção a essa realidade. De 8 a 12 de maio, a JFSC, o Tribunal de Justiça e outras 20 instituições promoveram em conjunto um mutirão para oferta de vários serviços.

Segundo Dias, as políticas públicas precisam “ir além da assistência” e “ser estruturantes”. O professor também considera que “só com uma ampla rede de direitos humanos vamos conseguir caminhar”.

A mesa de debate teve a presença do diretor do Foro da JFSC, juiz federal Henrique Luiz Hartmann; das defensoras públicas Mariana Döering Zamprogna, da União, e Júlia Gimenes Pedrollo, de SC, e coordenadora nacional da Pastoral do Povo na Rua, Ivone Maria Perassa.

O juiz Hartmann observou, como lembrado pelo professor, que a realidade remonta à abolição da escravidão no país, quando a população afrodescendente não teve apoio governamental. “A política foi de incentivo à imigração europeia e não de trabalho para os libertos”.

Para as defensoras Mariana e Júlia, as defensorias públicas têm “o papel de exigir políticas efetivas, em quantidade e qualidade”, mas ainda é necessária a provocação do Executivo para que medidas sejam adotadas. A coordenadora Ivone falou do projeto “Moradia primeiro”, que consiste em tirar as pessoas “debaixo da marquise para a moradia e, a partir daí, para a reinserção social”.

O evento foi transmitido pelo YouTube e teve a presença de representantes de órgãos públicos e movimentos sociais, que puderam dialogar com os debatedores. A atividade incluiu a feira solidária de orgânicos e aproveite a Feira Solidária de Orgânicos “A Rua Planta e a Cidade se Espanta”.

A data de 19 de agosto é considerada o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, em memória ao acontecimento conhecido como o Massacre da Sé, ocorrido em 2004, em que sete pessoas em condição de rua foram mortas e oito feridas gravemente enquanto dormiam na Praça da Sé, em São Paulo.

André Dias coordena o Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua.
André Dias coordena o Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua. ()

Palestra aconteceu no auditório da JFSC, em Florianópolis.
Palestra aconteceu no auditório da JFSC, em Florianópolis. ()

Mariana Zamprogna (E), Henrique Hartmann, André Dias, Ivone Perasse e Júlia Pedrollo (D).
Mariana Zamprogna (E), Henrique Hartmann, André Dias, Ivone Perasse e Júlia Pedrollo (D). ()


()

WhatsApp